segunda-feira, março 05, 2007

ode à alegria

ícone destacado entre os grandes nomes da música, o alemão ludwig van beethoven (1770 - 1827), foi ainda um virtuoso pianista, regente e violinista. seu gênio criativo assinou um grande número de obras maestras em diversas formas; mas o propósito deste post é destacar uma em especial: sua última sinfonia completa, a excepcional 9a. sinfonia em ré menor, opus 125 , também designada por "choral".

os fatos que fazem desta uma obra merecedora do adjetivo excepcional são muitos. fugindo do padrão estabelecido para sequenciação de movimentos das sinfonias clássicas, um autêntico scherzo (segundo movimento, molto vivace) precede o movimento lento (terceiro, adagio molto e cantabile).

já o famoso finale coral, baseado no hino otimista do poema Ode An die Freude (ode à alegria) do escritor alemão friedrich schiller, é considerado uma "sinfonia dentro da sinfonia". um feito notável, se não por muitas outras razões, no mínimo pela beleza da superação e celebração da vida e da alegria de viver, vinda de um beethoven às voltas com o fantasma da surdez profunda que lhe acometera irreversivelmente.

contam os relatos históricos que o público presente na data de estréia da sinfonia - regida por um beethoven já completamente surdo - ficou tão encantado pela beleza da sinfonia que, contrariando a etiqueta, ovacionou o gênio por cinco vezes repetidas, ao final de cada movimento - o que por sinal, rendeu a beethoven simultaneamente a felicidade do reconhecimento e um certo desconforto com a realeza, que naquele tempo era a única entidade considerada digna de ser ovacionada por 3 vezes consecutivas...

considerada pela UNESCO como uma das obras de arte mais perfeitas de todos os tempos, a 9a. sinfonia de beethoven consta neste ano de 2007 do programa dos concertos de encerramento da OSESP (13, 14 e 15 de dezembro) e do programa dos concertos matinais da Orquestra Sinfônica Municipal no Theatro Municipal de São Paulo (25 de março, 11h). imperdível!

UPDATE 8/Mar: a sinfonia nr 9 está ainda no programa do concerto de abertura da temporada 2007 da OSUSP, previsto para 13/mar às 21h no Teatro Cultura Artística. Ingressos na bilheteria do TCA ou televendas: 11-3258 3344.

presentinhos:
* Beethoven. Sinfonia Nr 9, Opus 125, na leitura do grande Herbert von Karajan: parte 1, parte 2

serviço:
Venda antecipada de ingressos para os concertos do Theatro Municipal de São Paulo diretamente na bilheteria do teatro ou através da Ticketmaster: 11-6846-6000.

Nenhum comentário: