quarta-feira, dezembro 23, 2009

presentinho: estrutura da fuga para não-músicos

recebi este link de "presente" hoje e achei bacana para compartilhar aqui com vocês. particularmente, me chamou a atenção pela forma criativa de representar, digamos didaticamente, a estrutura musical de uma fuga.

por definição, uma fuga tem a seguinte estrutura: exposição, desenvolvimento e re-exposição. em geral, o tema é repetido por outras vozes (em geral em outras tonalidades), que continuam sucessivamente, e se repetem de maneira entrelaçada. aqui na wikipedia tem mais informações para quiser aber mais sobre a fuga enquanto estilo de composição.

dito isso, acho que já dá para assistir ao video abaixo com um pouco mais de contexto do que a animação está tentando representar. é uma animação para a fuga em C menor a 3 vozes, uma peça que faz parte do livro I do cravo bem temperado, do compositor alemão johann sebastian bach. eu achei muito bacana. espero que gostem.


2 comentários:

Fernando disse...

Oi Sheila,
muito legal a fuga visual!
Envio outra sugestão para você VER Bach;
Bj!
Fernando
http://www.youtube.com/watch?v=ipzR9bhei_o&feature=related

sheila maceira disse...

Olá Fernando, que bom que você gostou. Este VER Bach eu já havia comentado aqui no Les Amis (http://lesamisdelamusique.blogspot.com/2007/05/esquizofrenia-bachiana.html). É bem legal, né? :)