terça-feira, março 23, 2010

embaixadores da música da Terra

Ouvindo Bach pelo trânsito da metrópole hoje, me peguei pensando sobre a "garrafa no espaço" lançada pelas espaçonaves Voyager 1 e 2, nos idos de 1990, quando adentraram o vácuo (espaço vazio).Terão sido encontradas?
Para quem não conhece este capítulo interessantíssimo dos feitos da NASA, recomendo fortemente este website (disponível apenas em inglês). A ideia do disco de ouro é simples: se você pudesse lançar uma garrafa no espaço, que mensagem você colocaria para alguém (ou algo) muitos anos distante do nosso sistema solar?
A NASA escolheu uma seleção de fotos da Terra, uma seleção de saudações em vários idiomas (55), 21 sons diferentes representando a vida no planeta, e nada menos do que 28 músicas escolhidas como pérolas do repertório oriental e ocidental. Dentre estas 28 selecionadas (veja lista completa aqui), 3 são obras de Bach! Dentre os clássicos, figuram ainda na lista Beethoven, Mozart e Stravinsky. Mas em quantidade, Bach é o mais recorrente.
Me pergunto que outros viajantes espaciais (além de nós terráqueos, claro) não cederiam ao encanto de uma belíssima saudação iniciada com nada menos do que o primeiro movimento do Concerto de Brandenburgo Nr. 2 em Fa maior!
Se você fosse chamado a compor esta lista dos embaixadores da música da Terra, quais músicas selecionaria?

3 comentários:

peacenik disse...

Greetings from NY!

I believe Glenn Gould's Well-Tempered Clavier was on board as well.

Lucky Aliens.

Wonderful site!

Adieu.

sheila maceira disse...

You're right, peacenik: the beautiful interpretation of Glenn Gould for Bach's well-tempered Clavier is part of this little master collection. Lucky Aliens indeed! Welcome aboard, Sheila

Moebius disse...

Selecionaria o Contrapunctus I, de A Arte da Fuga (BWV 1080), de J.S. Bach, como também o Ricercar a 6, de sua Oferenda Musical (BWV 1079)! João Sebastião Ribeiro era mesmo fenomenal!