sábado, novembro 27, 2010

arte contemporânea: o expressionismo de william kentridge

Fã de animações, fui apresentada hoje para a obra de um artista sul-africano, chamado william kentridge, que justamente fez fama ao redor do mundo por sua técnica sui generis quando o tema é animação de filmes. kentridge constrói seus filmes, cena a cena, a partir de desenhos sequenciais, executados sobre a mesma base... soa estranho para quem já imagina story boards e coisas afins, mas é isso mesmo: ele desenha, filma, "ajusta" os traços no desenho (apagando, criando novos) sobre a mesma base, filma novamente, e segue neste processo interativo até que a cena esteja finalizada. achei o resultado muito interessante.
além dos filmes baseados em desenhos e traços, digamos "evolutivos", outros experimentos de kentridge repetem a mesma fórmula, porém com o que poderíamos chamar de "esculturas" executadas pela justaposição de pedaços de papel. difícil de imaginar? pois bem: suponha que você tenha um saco de pequenos pedaços de papel preto, e use estes pequenos pedaços como um lego, agrupando-os como se fossem traços formando uma figura ou um rosto, por exemplo. filme este rosto ou figura, e então faça pequenos ajustes - adicionando e/ou subtraindo mais pedaços de papel - para montar a próxima sequência de movimento deste rosto - e então filme novamente. siga neste processo interativo e, voilá, o efeito é o mesmo da animação com traço a carvão. melhor que palavras, selecionei um dos filmes pequenos para ilustrar:



para quem gostou, deixo um outro video bem bacana: a participação do kentridge na série Art21, uma série em 16 episódios que se propõe a analisar o trabalho de artistas contemporâneos através da estória de suas vidas, fontes de inspiração e processos criativos. Neste video, a parte dedicada ao kentridge está contida nos primeiros 22 minutos - embora eu sinceramente recomende o video completo, que traz ainda outros artistas contemporâneos muito interessantes. Apreciem o resultado da captação da voz da soprano - via celular, cantando a ária "oh mio babbino caro" da ópera gianni schichi, do mestre giácomo puccini - e posteriormente usada como trilha sonora da animação. espetacular!

Watch the full episode. See more ART:21.

Um comentário:

FanaticoUm disse...

Um texto muito interessante e informativo. Muito obrigado