sexta-feira, maio 24, 2013

Digital Beethoven: Ave Deutsche Grammophon!

Lançado há poucas semanas pela gravadora alemã Deutsche Grammophon, o aplicativo Beethoven's 9th Symphony (em português, 9a. Sinfonia de Beethoven) foi para mim uma das surpresas mais interessantes dos últimos tempos quando o assunto é aplicativo de música de concerto para o mundo Apple (iPhone / iPad / iPod Touch).

Ele traz nada menos do que 4 legendárias interpretações da Sinfonia à frente da Filarmônica de Berlin:

  • A primeira gravação estéreo com o maestro Ferenc Fricsay (1958);
  • A aclamada gravação de Herbert von Karajan (1962);
  • A primeira gravação em video com Leonard Bernstein (1979);
  • E a gravação com instrumentos de época e o maestro John Eliot Gardiner (1992)
Enquanto a sinfonia é executada, é possível acompanhar através das partituras, beat maps ou comentários específicos. E tem ainda entrevistas com personalidades incluindo Gustavo Dudamel e John Eliot Gardiner, além da história da Sinfonia.

A versão gratuita do aplicativo traz todas as funcionalidades disponíveis para 2 minutos de música. Para ouvir a sinfonia completa, é preciso comprar a versão paga: US$ 7,99 para iPhone; US$13,99 para iPad (inclui a versão para iPhone).

E antes que alguém me pergunte, me adianto e já informo: o LesAmis não tem nenhuma relação comercial com a DG. Achei que valia a pena escrever este post para informar os ouvintes de música de concerto que passam por aqui. E porque realmente fiquei impressionada com a qualidade do resultado.

Esperemos que a parceria dê certo e que outras obras ganhem seu próprio espaço neste mundo digital. Vale a pena conhecer e ouvir, mesmo que seja apenas a versão gratuita.

Para baixar o aplicativo basta acessar a AppStore. Para ler esta notícia no website da DG basta clicar aqui.

Nenhum comentário: