terça-feira, janeiro 16, 2007

helena meirelles

Ganhei hoje do augusto um presentinho perfeito: na verdade, quatro... dois CDs da brasileira violonista helena meirelles, e mais dois do violoncelista holandês yo-yo ma. Vou falar sobre o trabalho do violoncelista num próximo post, porque apesar de seu talento, todos os meus sentidos hoje ficaram vidrados na grata surpresa da descoberta do trabalho excelente da helena.

Seu primeiro CD, chamado helena meirelles, traz no encarte um relato impressionante do que foi a vida desta brasileira, nascida no Mato Grosso do Sul dos anos 20. Fiquei tão feliz com o que li, que decidi compartilhar alguns trechos com vocês por aqui... espero que gostem! :)

* * *
A vida repleta de fatos insólitos da instrumentista helena meirelles tem início numa data que em si já denota um estigma: uma sexta-feira 13, do mês de agosto de 1924, na fazenda Jararaca, na antiga estrada boiadeira que, acompanhando o rio Pardo, ligava Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, ao Porto 15, embarcadouro de gado às margens do rio Paraná, na divisa com o estado de São Paulo.

Helena cresce em meio aos gritos dos peões e à poeira das constantes comitivas boiadeiras, procedentes do Pantanal e outras regiões do Mato Grosso antigo e bravio, numa época em que nem mesmo se cogitava dividir o estado. O avô materno, um paraguaio bondoso e hospitaleiro, dono de Jararaca, acolhia na fazenda muitos dos passantes, entre eles patrícios seus, alguns dos quais exímios violonistas e violeiros e à noite, em meio às intermináveis rodadas do tereré, o chimarrão frio de matogrossenses e paraguaios, ouvia-se o tinir dos instrumentos na execução dos ritmos do Oeste, notadamente o rasqueado e a polca.

Encantada pelo som da música, a pequena Helena observava de longe, proibida que era de acercar-se desse mundo reservado apenas aos homens. Mulher que aprende a tocar vai roçar nos homens e virar sem-vergonha, advertiam os pais ao se aperceberem do fascínio dos instrumentos na guria, ameçando cortar-lhe os dedos e dar-lhe uma surra de lavar o lombo com salmoura, caso insistisse. Tocarei mesmo com os tocos, retrucava a precoce rebelde. Para deleite de Helena, o tio Leôncio Meirelles e o irmão mais velho Álvaro Pereira, grandes violonistas, também se apraziam das tórridas noites dedilhando seus pinhos. Os ouvidos atentos e os olhos sequiosos da menina gravaram os sons e as posições de afinação paraguaçú, empregada nos solos, e da clássica, utilizada nos acompanhamentos. Quando a família se dirigia para o campo ou para a roça, Helena retirava o violão que o irmão pendurava no telhado e se escondia no mandiocal, tocando sozinha. A um velho instrumento presenteado por um paraguaio adaptava linhas de costura, que fingia serem cordas verdadeiras.

Corria o ano de 1932. Leôncio foi tomado de surpresa quando, num momento em que dedilhava o violão, a sobrinha pediu para acompanhá-lo. Vá buscar o violão, mas se não conseguir você vai apanhar. Atônito, o tio não só viu Helena dominar com destreza o ritmo da polca que ele solava, como também observou incrédulo, a menina afinar por si própria o violão na paraguaçú, passando a acompanhá-lo quando ela se pôs a solar a mesma música que ele acabara de tocar. Desde então, muitos boiadeiros paravam na fazenda para ver a menina, que solava como gente grande e que aos 9 anos animava bailes e festas na Jararaca e nas fazendas vizinhas, ao lado de Leôncio e do irmão Álvaro.

Os anos passaram, Helena nunca foi à escola, casou-se aos 17 anos, 3 filhos, o marido tentou impedí-la de tocar e dançar: ela queria ser livre e os abandonou aos 21. Juntou-se a um paraguaio, que tocava violão e violino, bom companheiro de música e de copo, 8 anos de convivência, mais 2 filhos e nova separação. Então já mascava fumo e bebia. Sua índole rebelde não permitiu que tolerasse as críticas da família ao seu estilo de vida. Entregou os filhos a pais adotivos e passou a tocar em bares e viver em bordéis, onde com seu violão animava a farra da boiaderama. No processo, diversos amantes e novos filhos, que chegariam a um total de 11.

Um dia, chegou ao bordel do Porto 15 um peão pantaneiro, domador de burros bravos. Segundo Helena, dormiu com ele, Constantino, naquela noite e nele está ancorada há 35 anos, seu terceiro marido. Juntos seguiram para o Pantanal, onde trabalharam em retiros em dezenas de fazendas nas áreas mais remotas da região. Aquietou-se Helena, no acalanto da natureza pantaneira, sertão bruto onde à noite a onça pintada espreitava seu rancho. Mulher decidida, foi parteira - fez sozinha inclusive seus próprios partos - e benzedeira. Também foi lavadeira e cozinheira nas fazendas. Após 40 anos, deixou de mascar fumo e abandonou a bebida, mas jamais aposentou o violão, que tocava nas festas locais.

Após 32 anos desaparecida da família, que acreditava ter ela sido assassinada por um peão despeitado, na zona do Porto 15, Helena Meirelles ressurge na pequena Piquerobí, cidade paulista próxima à divisa com Mato Grosso do Sul. Encontrada pela irmã Natália, a artista vinda de Aquidauana, tentava chegar a São Paulo, onde ouvira dizer, parte da família se estabelecera há 3 décadas. Doente e muito pobre, conservava ainda a destreza instrumental e grande parte do inesgotável e precioso repertório de pérolas do cancioneiro regionalista que levava valentes boiadeiros a derramarem lágrimas de tristeza ou darem tiros de alegria.

A artista enfrentou uma câmera de televisão e subiu ao palco de um teatro pela primeira vez aos 68 anos. Durante as quase 7 décadas de ostracismo, sua platéia havia sido os privilegiados habitantes de Jararaca e fazendas vizinhas, os peões da velha estrada boiadeira, os frequentadores e operárias da zona de meretrício e botecos de diversas cidadezinhas sulmatogrossenses, além dos boiadeiros do Pantanal.

(texto de Mário de Araújo, integrante do encarte do CD Helena Meirelles, gravadora Eldorado)
* * *
Nascimento - Morte
13 de agosto de 1924 - 28 de setembro de 2005

Prêmios
1993: Spotlight Artists (Revelação) da Revista Guitar Player. Nesta ocasião foi eleita uma das 100 melhores instrumentistas do mundo (com voto de Eric Clapton)

Instrumentos
violão de 6, 8, 10 e 12 cordas
rabeca
bandolim

Discografia
1994 - Helena Meirelles
1996 - Flor de guavira
1997 - Raiz pantaneira
2002 - Helena Meirelles ao vivo
2003 - De volta ao Pantanal
2004 - Os bambas da viola

Filme
Helena Meirelles - A Dama da Viola
Brasil, 2004. 75 minutos

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá,

Estou escrevendo um blog chamado Canto do Violonista (http://violao.brunomadeira.com) e estou mandando e-mails para vários blogs e páginas relacionadas ao violão para que o Canto do Violonista seja reconhecido como um site legal sobre violão. Pra isso, gostaria que vocês do Les Amis de la Musique aceitem um link ou um banner pequeno, de 120x50 pixels sobre o Canto do Violonista.

Obrigado pela atenção,
Bruno