segunda-feira, março 24, 2008

para gostar de ballet

uma tarde de chuva, ainda que bela, implica necessariamente uma limitação de opções ao ar livre, de modo que programas como assistir a um bom espetáculo se tornam ainda mais atrativos no rol de opções de entretenimento. foi com este espírito que tive a grata surpresa de encontrar uma nova coleção de DVDs de banca, que se propõe a trazer o melhor do ballet. bailarina de passado e coração, me encantei imediatamente com os dois títulos da edição de lançamento: o encantador o quebra-nozes, numa versão vigorosa e surpreendente a cargo do ballet do Convent Garden; e a branca de neve, interpretado pela sensacional tamara rojo, primeira-bailarina do royal ballet de londres (música de emilio aragón e coreografia de ricardo cué).

não achei os encartes tão interessantes, nem mesmo entendi direito o porquê da ana botafogo, nossa primeira bailarina do teatro municipal do rio de janeiro, aparecer com tanto destaque na capa do encarte - além do argumento de autoridade, naturalmente. particularmente, tenho uma opinião que este tipo de coleção deveria exercer também um caráter educativo, de formação de platéia. não é nem de longe o que o expectador/leitor vai encontrar nos encartes.

seja como for, a coleção promete, anunciando para as próximas edições um repertório muito interessante do mundo do ballet - incluiundo salas lendárias como o Bolshoi e a Ópera de Paris, além de nomes consagrados entre compositores, bailarinos e músicos. particularmente, destaco carmen, don quijote e o retorno do pássaro de fogo. se a qualidade das gravações se mantiver, fica a dica para um investimento de ótimo custo/benefício para quem é fã de ballet.

Nenhum comentário: