sábado, agosto 28, 2010

Um passeio com OSESP por obras menos conhecidas

Que tarde mais agradável esta de 28 de agosto com a OSESP na Sala SP. O programa não é daqueles que atraem multidões, e talvez até por este motivo a satisfação seja ainda maior. Jeux, do francês Debussy abriu o programa, mas particularmente não conhecia e não tenho certeza se gostei muito da peça; talvez algo similar ao que sentiram os parisienses na estreia em 1913.

Na sequência, a pérola da tarde: o Concerto para Piano Nr 2, Opus 22, do também francês Camille Saint-Säens, na interpretação do virtuoso e simpático pianista macedônio Simon Trpceski. Esta peça figura entre as mais conhecidas do repertório de concertos para piano entre os virtuosos, e Simon a executou com grande maestria e graça. Pela primeira vez num país da América Latina, sua postura dócil e atenciosa com o público foi muito marcante. O presentinho do bis foi um Prelúdio de Chopin que Simon comentou remeter à sua infância, já que o havia tocado pela primeira vez aos oito anos (!).

A segunda parte do concerto foi bem interessante: Lendas Lemminkäinen, Opus 22, do finlandês Jean Sibelius. Escrita em 4 movimentos, descreve musicalmente uma passagem do Kaleva, remetendo às lendas e poemas da tradição nórdica antiga. Para fazer jus a esta tradição, a narradora Regina Braga entrou em cena imediatamente antes do início da execução de cada movimento, antecipando para o público uma breve descrição da cena que ele se proporia a contar musicalmente. Execução belíssima, arrancando palmas efusivas do público. Excelente programa!

Como de praxe, fica como presentinho um video com o próprio Simon Trpceski executando o primeiro movimento do Concerto para Piano Nr 2 de Saint-Säens... Enjoy!

Nenhum comentário: