sábado, setembro 18, 2010

licença literária: O Silêncio do Mar

Para quem estiver em casa e tiver acesso ao canal europeu Eurochannel exibe hoje a versão para a telona da obra O Silêncio do Mar, obra do cineasta Jean-Pierre Melville sobre o conto do escritor francês Jean Brulle (pseudônimo Vercors; título original Le Silence de la Mer). Tendo finalizado a leitura deste conto há pouco, particularmente apreciei a coincidência e pretendo não perder o filme! :)

Sobre o livro. Curiosamente trata-se de um conto, mas facilmente poderia ter sido um romance. A estória se desenrola ao redor de 3 personagens, que co-existem na França ocupada pela Alemanha nazista durante a Segunda Guerra Mundial: um deles é oficial alemão que representa o ocupante, e os outros dois - um tio e sua sobrinha pianista, ambos franceses - prudentes no trato com as tropas de ocupação, mas em momento algum plenamente conformados. O alemão é o único a ter o nome revelado no conto, Werner, enquanto sobrinha e tio são mantidos anônimos pelo escritor, como se simbolizassem a coletividade da França ocupada, o embrião do espírito da resistência.

Me parece especialmente intrigante a relação de amor e ódio que se constrói entre as personagens ao longo do conto. Embora em posição de fazê-lo, o oficial, grande admirador da arte e cultura francesas, evita subjulgar os conquistados. Uma grande estória, vale a pena conhecer.

Serviço: O Silêncio do Mar - Sábado 18/Set às 22:00 no Eurochannel (TVA Canal 95)

Nenhum comentário: