sexta-feira, setembro 21, 2012

Questões Não Respondidas em Música - por Leonard Bernstein

Buscando um material de curso em Harvard estes dias cheguei sem querer a uma preciosidade: uma série de 6 aulas ministradas por ninguém menos do que o aclamado regente, compositor e escritor norte-americano Leonard Bernstein, nos idos de 1973, para uma turma de alunos num curso de inverno em Harvard.

A série - coletivamente denominada "A Questão Não Respondida", uma tradução livre para o original em inglês "The Unanswered Question" - trata basicamente do tema música, mas o faz passeando livremente entre poesia, linguística, filosofia e física. São nada menos do que 11h de video disponíveis via Youtube!

Infelizmente, os videos estão disponíveis apenas com áudio original - em inglês - e sem legendas. A parte boa é que a pronúncia do Bernstein é muito clara e pausada, mas ainda assim, pode não ser acessível para quem não tem muita intimidade com o idioma.

A primeira aula segue aqui abaixo. A partir dela, no Youtube, é possível acessar as demais. Este material foi disponibilizado pela Escola de Música de Harvard, e faz parte do conjunto de cursos online que a escola oferece gratuitamente. É isso: boa aula! :)

Um comentário:

Bruno disse...

Magnético... e fico feliz que cita os avanços das linguagens formais (lógica ;-))

Adorei