quarta-feira, fevereiro 05, 2014

The Nutcracker - O quebra-nozes da Temporada 2013/14 do Royal Opera House de Londres



A contar pelo pouco sucesso de sua estreia em dezembro de 1892, no Teatro Mariinsky em São Petesburgo, a montagem do ballet 'O Quebra-Nozes' (The Nutcracker), teria sido apenas mais um ballet no repertório dos clássicos russos. Mas a música composta por Tchaikovsky para o ballet, esta sim encantou o público, especialmente a suite, e esta composição figura até hoje entre as suas mais conhecidas.

Tchaikovsky usou na orquestração da peça um instrumento bastante "jovem" na época: a celesta (Paris, 1886). A celesta é um instrumento parecido com um piano, porém suas teclas acionam martelos que batem em peças de metal, ao invés de cordas. Na prática, isso significa que o som produzido lembra bastante o de caixinhas de música e também do famoso glockenspiel. O som delicado da celesta é usado no Quebra-Nozes nas aparições da Fada Açucarada, a princesa de um reino encantado.

O Quebra-Nozes da Temporada 2013/2014 do Royal Opera Ballet, foi apresentado em Londres em 5/12/2013. Com um enredo que trata de uma aventura encantada de uma menina e seu presente de natal, a montagem deste ballet nas vésperas de Natal é presença obrigatória na agenda das grandes companhias e teatros já desde a década de 1960 (Estados Unidos).

Aqui no Brasil, a rede Cinemark exibe alguns ballets da Temporada 2013/2014 do Royal Opera Ballet, e foi lá que assisti ontem à noite, a montagem de dezembro passado em Londres.

No geral, achei a montagem boa - figurinos impecáveis, cenário interessante, ótima execução musical. Mas preciso dizer que me incomodei muito com a coreografia, em muitas oportunidades, descasada com a música. E não apenas, mas especialmente no solo da Fada Açucarada!

Apesar de talvez entender o intento de algumas "inovações" particularmente não gostei tanto do resultado. Por exemplo: o quadro dos chineses... Pode ser resistência da minha parte, mas confesso que não achei que casou bem com os demais (espanhóis, russos, etc).

A personagem Clara - linda nos pezinhos ligeiros da bailarina inglesa Francesca Hayward - me encantou bastante e, aos meus olhos, convenceu no papel de menina surpresa e extasiada com o reino de fantasia onde seu sonho a levou.

Laura Morera no papel da Fada
Açucarada, do Quebra-Nozes
do ROH 2013.
Já da Fada Açucarada - vivida pela bailarina Laura Morera - eu creio que esperava mais. Claro que não é culpa da bailarina o fato da coreografia estar descasada com a música, isso não. Mas posso dizer que já vi "Fadas Açucaradas" melhores. Fiquei constrangida nas sequências de piruetas seguidas (sem deslocamento horizontal), em que ela não conseguiu manter o ponto fixo de término do giro. Bem, eu certamente devo estar enganada ou desatualizada quando a técnica no ballet, afinal a Laura Morera é ninguém menos do que a primeira bailarina do Royal Opera Ballet! :)

Seja como for, o mago Drosselmeyer (bailarino inglês Gary Avis), para mim foi genial!

A última apresentação desta versão do Quebra-Nozes na programação do Cinemark Brasil é nesta quinta-feira 6/2. Se interessar, ainda dá tempo de conferir!


Nenhum comentário: